Skip to main content

Entenda como receber pagamentos e impulsionar suas vendas pelo WhatsApp

Nesta segunda-feira (15), o WhatsApp anunciou uma nova ferramenta em sua plataforma aqui no Brasil. Agora será possível pagar e receber dinheiro, através do recurso Pagamentos, sem a necessidade de sair do aplicativo e até com isenção de taxas para tais transações.

By 15 de junho de 2020abril 19th, 2021No Comments

No iníco desta semana, o WhatsApp anunciou uma nova ferramenta em sua plataforma aqui no Brasil. Agora será possível pagar e receber dinheiro, através do recurso Pagamentos, sem a necessidade de sair do aplicativo. As transações serão processadas pela empresa Cielo e tudo isso com a segurança e confiabilidade da plataforma Facebook Pay.

Essa novidade já começou a ser disponibilizada e continuará de forma gradativa ao longo das próximas semanas. Nessa primeira fase, poderão utilizar o novo recurso os clientes dos bancos Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.

Entenda como receber pagamentos e impulsionar suas vendas pelo WhatsApp
À direita, um exemplo de solicitação de pagamento a um cliente, através do WhatsApp Business.

Como pequenas empresas podem beneficiar-se com isso?

Com essa nova funcionalidade, o empresário poderá receber o pagamento de seu cliente duma forma muito mais rápida e prática, já que para realizar as transações não é preciso sair do aplicativo, tudo é feito diretamente pela própria conversa, onde você mesmo pode solicitar o valor a ser pago. Lembrando que para o cliente efetuar o pagamento, o mesmo precisa ter um cartão de débito ou crédito, das bandeiras Visa o Mastercard (emitidos pelas instituições bancárias acima citadas), cadastrados no Facebook Pay.

E como aproveitar essa nova função?

As micro e pequenas empresas devem primeiro criar uma conta WhatsApp Business. Vale ressaltar que, a fim de que possam usufruir da ferramenta, será cobrado uma taxa de 3,99%, por transação, sobre pagamentos recebidos de seus clientes.

Não será preciso ter um cartão cadastrado para receber o pagamento. Mas caso queira enviar alguma quantia, nesse caso sim deverá cadastrar um cartão (nas condições já citadas), também não tendo nenhuma cobrança de taxa para o envio de dinheiro.

Para habilitar a função, basta seguir esse caminho:

  • Basta logar ou criar uma conta Comerciante Cielo;
  • Informas os dados pessoais e bancários que forem solicitados;
  • E por fim, cadastrar uma senha de 6 dígitos numéricos (PIN), que será solicitada para confirmar as transações futuras;

A conta passará por um processo de verificação que poderá levar até 3 dias úteis para ser concluído. Após esse processo, o empresário poderá começar a receber pagamentos de seus clientes de forma mais rápida.

Veja o passo a passo:

Em questão de segurança, a própria empresa afirma que as informações fornecidas são armazenadas num banco de dados de alta confiabilidade, acrescentando que todas os dados possuem criptografia. Apesar disso, como os dados de pagamentos necessitam ser repassados às instituições bancárias, esses dados não podem ter a criptografia de ponta-a-ponta.

Relembrando que como sempre será solicitado PIN para finalizar uma operação, isso traz mais segurança para o uso da ferramenta.

Contudo, a nova ferramenta está em fase de lançamento, tendo um uso restrito às condições de bancos e bandeiras selecionados. No entanto, conforme a utilização da mesma crescer, a função trará grandes benefícios para aqueles que aderirem ao meio de pagamento, onde assim que autorizada a transação, os mesmos já contarão com o dinheiro disponível.

Quer saber melhor como utilizar essas e outras estratégias para impulsionar se negócio? Entre em conato conosco, nossos especialistas estão prontos para te ajudar.

Esse artigo foi útil? Avalie!