Skip to main content

A possibilidade de fazer os downloads de suas postagens no Facebook já existe, porém nesta segunda feira (19), a rede social liberou uma integração para serviços de terceiros. Assim, é possível exportar diretamente suas publicações para o Google Docs e o WordPress.

Facebook integra migração de posts para Google Docs (Fonte: Divulgação)

A nova integração é a continuidade do DTP (Data Transfer Project), um projeto que conta com a participação de empresas como Facebook, Google, Apple, Microsoft e Twitter, iniciado em 2018. Essa iniciativa visa facilitar a vida do usuário, otimizando a transferência de dados em plataformas online.

Além de baixar suas fotos e vídeos para o Google Fotos e Dropbox, a plataforma consegue salvar suas postagens e anotações no Google Docs. Mas a função não é perfeita, não existe a possibilidade de selecionar o conteúdo a ser salvo, o backup é feito de tudo o que já foi postado em seu perfil.

Para que isso seja possível, é preciso conceder duas permissões ao Facebook dentro da sua conta do Google:

  • “Ver, criar, editar e excluir apenas os arquivos do Google Drive que você usa com este app”;
  • “Ver, criar e editar todos os arquivos do Documentos Google a que você tem acesso”;

Mesmo sendo um acesso abrangente, o Facebook não consegue acessar outros tipos de arquivos que você tenha salvo no Google Drive.

Com o backup concluído, uma pasta será criada automaticamente para manter seus arquivos, intitulada “Transferred Docs (data e hora)”. Cada postagem ficará salva pelo nome de “Facebook Post: (data e hora da publicação)”.

Mesmo preservando links, imagens e vídeos que fazem partes das publicações, a migração não consegue preservar mídias mais complexas, como GIF animados, por exemplo, mantendo só a imagem estática. O mesmo acontece com enquetes, onde não é transferidos as opções de voto e o resultado da votação.

Fazendo o backup de posts do Facebook:

  • Acesse o site facebook.com/dtp e digite sua senha ou acessar pelas Configurações (Configurações e Privacidade > Configurações > Suas informações no Facebook > Transfira uma cópia das suas informações);
  • Ao entrar na página “Transfira uma cópia de suas informações”, selecione a opção de “Posts”;
  • Em “Escolha o destino”, selecione “Google Docs” e “Avançar”;
  • Faça o login em sua Conta Google;
  • Conceda os acessos ao Facebook, clicando em “Permitir”;
  • Pronto, basta aguardar a transferência ser concluída;

Assim, suas publicações ficarão armazenadas diretamente no seu Google Drive, com um método simples e fácil de seguir.